quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O primeiro realyti show da história


 

De acordo com os historiadores “An American Family” (Uma Família Americana) foi o primeiro reality show a ser exibido na televisão. O programa foi produzido pela rede de TV americana PBS e foi ao ar em 1973.

Quando o produtor e diretor Craig Gilbert entrou em contato com a família Laud, não ofereceu nenhum tipo de prêmio milionário como recompensa. A proposta do programa era retratar com fidelidade o estilo de vida norte americano.

A ideia era muito simples, uma equipe de TV iria acompanhar a rotina de uma típica família da Califórnia; tratava-se de uma iniciativa inovadora e para os financiadores isso pareceu uma bela oportunidade de faturar milhões através da identificação do público com a série.


Durante 12 episódios os telespectadores acompanharam o dia a dia do casal e seus 5 filhos, mas as coisas ficaram realmente quentes quando a mãe da família pediu divórcio ao marido. Outra situação polêmica foi a confissão de um dos filhos com relação à sua homossexualidade.


Esses acontecimentos, ao mesmo tempo em que chocaram a opinião pública (lembre-se que o programa foi produzido no início dos anos 70), criaram um novo segmento para a indústria do entretenimento.


Recentemente o canal de TV HBO produziu “Cine Verité”, desvendando a fórmula estética por trás dos reality shows através dos bastidores de “An American Family”. O telefilme se passa em 1971, ano em que Craig Gilbert se aproximou pela primeira vez da família Laud.





Via :  Curiosidades 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário