A consultoria Interband divulgou na última terça-feira, 2, a lista das “100
Melhores Marcas Globais”, realizada por ela há 13 anos. A Coca-Cola
manteve a liderança do ano passado e venceu a Apple ao ser cotada em US$ 77,8 bilhões contra US$ 76,6 bilhões. A IBM completa o pódio com US$ 75,5 bilhões.
O crescimento de 26% no valor de marca em 2011 levou o Google
a ultrapassar, pela primeira vez, a Microsoft e tomar dela o 4º lugar.
As duas valem, respectivamente, US$ 69,7 bilhões e US$ 57, 8 bilhões.
Samsung e Intel vêm em 8º e 9º lugares, cotadas a US$ 39,3 bilhões e US$
32,8 bilhões. Cinco das 10 maiores marcas citadas são de tecnologia.
A surpresa fica por conta do Facebook, que
aparece apenas em 69º lugar (US$ 5,4 bilhões) devido ao mau momento
vivido na Bolsa de Valores, cuja desvalorização causa perda de valor de
mercado. HP (15º), Oracle (18º), Nokia (19º) e Amazon (20º) são outras
marcas do setor bem posicionadas.
A lista da Interbrand é elaborada de
acordo com três aspectos-chave: desempenho financeiro dos produtos ou
serviços da marca, o papel que ela desempenha ao influenciar a escolha
do consumidor e o poder para comandar um preço premium ou garantir os
lucros da companhia.Em breve, a Interbrand São Paulo divulgará o ranking das marcas brasileiras mais valiosas.“Olhar para marcas de setores que tiveram plena recuperação nos traz aprendizados importantes para marcas nacionais que não somente se preocupem em 'surfar a onda' do bom momento mercado brasileiro, mas que também busquem aproveitar este momento para elevar suas marcas a outro patamar” aponta André Matias, Gerente de Avaliação e Estratégia de Marca do escritório de São Paulo da Interbrand.
Fonte : Olhar Digital
Relacionadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário