sexta-feira, 19 de outubro de 2012

10 Curiosidades sobre a TV Brasileira







Todos nós sabemos que a TV talvez seja o meio de comunicação , que mais tenha influenciado a  vida das pessoas nas últimas décadas , e possivelmente continuará desenvolvendo o seu papel de grande importância dentro da mídia , diante desse aspecto veremos alguns fatos curiosos sobre a TV Brasileira em seus 62 anos de existência.


1- A TV Tupi São Paulo foi a primeira emissora de televisão brasileira . A emissora operou no canal 3 até 1960 passando a operar no cana 4 até seu fechamento , em 18 de julho de 1980.


2- O primeiro programa a ser criado especialmente para a televisão foi TV na Taba , da TV Tupi cuja apresentação ficava a cargo de Homero Silva além dele ícones da TV como o ator Lima Duarte , a apresentadora Hebe Camargo e o ator Mazzaropi também participavam.


3- Silvio Santos estreou na em 1966 , na Tv Globo , com o programa " Música e Alegria " , que tinha quatro horas de duração nas tardes de domingo. Em 1976 foi para a TVS e em 1981 criou o SBT , onde é o dono da emissora.

4- O videotape chegou as emissoras brasileiras em 1960 , trazido pelo humorista Chico Anysio . O videotape (VT) permitiu a inauguração no país de mais 27 novas emissoras , com 80% da programação exibindo em VT  as produções produzidas no eixo Rio-São Paulo.
As primeiras transmissões  de televisão via satélite no Brasil ocorreram em 1965.

5- A Tv Record , que mais tarde se tornou a Rede Record de televisão , foi inaugurada em 1953 e é a mais antiga emissora de Tv em atividade no país. 


6- A primeira telenovela foi exibida na Tv Tupi de São Paulo , " Sua vida me Pertence" de Walter Foster . Teve 20 capítulos com cerca de 15 minutos cada que eram exibidos , duas vezes por semana, ao vivo, ás 20 horas . A primeira telenovela com produção em cores , foi o "Bem Amado" e também foi a primeira telenovela a ser exportada. A novela Suave Veneno , exibida em 1999, detém até hoje o título de telenovela com menor índice de audiência da Rede Globo.


7- Em 1955 estreou na Tv Rio o primeiro programa de auditório no Brasil, o "Programa de Gala" , também apresentado na Rede Globo e na Tv Tupi. Por ele passaram nomes como Oscarito , João Gilberto e Chico Anysio.

8- Uma das maiores audiências da história da Rede Globo, foi registrada durante a transmissão da Copa do Mundo de 2002. Apesar dos jogos serem transmitidos nas madrugadas, a audiência foi acima dos 85 pontos com picos de 92, segundo o Ibope. 

9- Foi assinada em Outubro de 1959 , pelo então ministro da justiça , Armando Falcão, a primeira legislação regulamentando a censura de Tv no Brasil. Através de decreto federal, em 1961, o intevalo  comercial é fixado em três minutos e é proibida a participação de menores de 18 anos em programação de debates. Em 1962, Jânio  Quadros obriga por decreto, a dublagem de todos os filmes transmitidos pela Tv. Também por decreto, era obrigatória a transmissão diária de 25 minutos   de filmes brasileiros.

10- Um indício de que a internet pode estar tomando parte do público das novelas , é a redução no número de televisores ligados, tendência que o Ibope tem detectado de forma cada vez mais clara. No Rio de Janeiro, por exemplo,em estudo em anos anteriores quase 20% dos aparelhos de televisão foram desligados . A média diária de televisores ligados caiu de 44% para 36%.  entre 1982 e  1991 , cerca de 65% dos domicílios mantinham os aparelhos de Tvs ligados, segundo estudo do Centro Brasileiro de  Análise e Planejamento Cebrap). 



  


   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário